"O que não pode ser medido, não pode
ser gerenciado."
W. E. Deming
W. E. Deming
A célebre frase de William Edwards Deming
(notável estatístico, consultor, conferencista e professor norte-americano) expõe
uma verdade aplicável à qualquer situação, inclusive à experiência do
cliente/usuário.
Nesse contexto, torna-se cada vez mais
fundamental a mensuração dessa experiência oferecida, de modo que se possa
identificar o status atual da qualidade oferecida (e percebida) como ponto de
partida para o controle e melhoria.
Outro grande mestre da qualidade, Joseph M.
Juran defende a ideia de que, se uma empresa não planeja a qualidade dos
produtos e serviços que oferece, optou por não oferecê-la. Ou seja, por pura inércia
muitas empresas deixam de se importar com a qualidade oferecida e, nesse
cenário a insatisfação dos clientes é quase certa.
Tomemos por exemplo as soluções de
atendimento automatizado, as unidades de resposta audível (URA/IVR): quantas
empresas tem o cuidado de monitorar as interações que os clientes/usuários tem
com a solução durante a passagem da chamada (navegação) pela mesma? Quantos
problemas de usabilidade e falhas técnicas podem estar ocorrendo e prejudicando
terrivelmente a experiência oferecida ao usuário/cliente?
É
necessário que sejam estabelecidos indicadores mensuráveis que contemplem, além
da eficiência técnica, a usabilidade da solução. Para cada tipo de central de
atendimento e seus respectivos produtos há particularidades que precisam ser
consideradas. Por exemplo, há URA’s cujo objetivo principal é a retenção de
chamadas, outras que tem como foco o direcionamento ao atendente mais adequado,
soluções que apenas fornecem informações, etc. Em geral, temos alguns
indicadores mais comuns como o Nível de
Retenção, Direcionamento, Assertividade, Nível de Abandono, Tempo Médio de
Navegação, Eficiência, Eficácia e Efetividade.Independentemente dos indicadores aplicáveis a cada contexto, o importante é garantir que a melhor experiência possível seja oferecida aos clientes/usuários sempre.
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