quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ferramenta colaborativa online para gerenciar projetos e melhorar a produtividade.

No dia a dia, durante as rotinas de trabalho, todos já se depararam com algum tipo de dificuldade em organizar as tarefas (especialmente quando elas continuam a chegar sem que as primeiras estejam concluídas) ou mesmo em distribuir as tarefas de um projeto executado em equipe, assim como controlar o andamento dos processos.
A quantidade de informações que recebemos e mesmo a urgência de demandas inesperadas podem fazer com que as coisas fujam daquilo que foi planejado e muitas vezes provocam a postergação de trabalhos que estavam em andamento.
Pensando nesses problemas comecei a pesquisar sobre produtividade e, por recomendação de um colega, encontrei uma ferramenta extremamente útil para organizar as tarefas chamada Trello.



Desenvolvido pela empresa nova-iorquina Fog Creek, o Trello é uma ferramenta colaborativa online gratuita (embora também existam duas formas de utilização paga, com algumas funcionalidades extras) que tem como base o sistema Kanban (sistema que utiliza cartões de sinalização para controlar fluxos de produção) e que, graças aos múltiplos recursos que possui, pode facilmente ser adaptado para gerenciar projetos utilizando o método GTD (abreviação de “Getting Things Done” que é um método de organização e produtividade pessoal criado por David Allen) ou as chamadas “metodologias ágeis” para trabalho em equipe, como o Scrum.
O Trello é organizado em Boards, que funcionam como painéis de trabalho onde podem ser adicionados membros, podem ser configuradas permissões de acesso e realizar o acompanhamento das atividades.
 




Em cada Board devem ser criadas listas onde as tarefas serão criadas em forma de “Cards”. Cada “Card”, por sua vez, abrigará a descrição da tarefa (que pode ser associada à membros que façam parte da Board), com possibilidade de se registrar comentários, estipular prazos, criar checklists (subtarefas) e anexar arquivos diretamente ao card ou através de links do Google Drive, OneDrive ou Dropbox.



Cards podem ser movidos entre listas que podem representar escalas progressivas (“Solicitações”, ” Em Andamento” e “Concluídas”, por exemplo) conforme o método utilizado. É possível receber notificações por e-mail ou ainda acompanhar tudo online no smartphone ou tablet com os aplicativos para Android e Iphone.
 Há também outros recursos interessantes para visualização rápida como a possibilidade de utilizar stickers, rótulos (personalizáveis), “Card Aging” (envelhecimento de cards quando não há atividade) e visualização dos cards em um calendário (de acordo com os prazos estipulados).



Enfim, o Trello é uma ferramenta extremamente útil que vale a pena conferir, seja para organizar o desenvolvimento de software, trabalho em equipe, produtividade pessoal ou mesmo para planejar a próxima viajem de férias.
Link para o Trello



Nenhum comentário:

Postar um comentário